top of page

AS 33 MANIFESTAÇÕES DE KUAN YIN - A Primeira Manifestação de Kuan Yin (Folha de Salgueiro)



A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DE KUAN YIN


1. Willow Leaf Guan Yin/ Guan Yin Folha de Salgueiro


O ramo de salgueiro e as gotas de orvalho simbolizam o seu poder de cura.


Palavras-chave dessa manifestação:

  • Poder de cura;

  • Purificação;

  • Mestria;

  • Equilíbrio

 

Durante a dinastia Ming uma rica família Han vivia na província chinesa de Shandong. Eles tiveram uma filha chamada Qiaoyun (巧云). Ela era uma garota inteligente e tinha uma memória muito boa. Conseguia se lembrar de tudo o que aprendeu sem muito esforço.


Em uma idade muito jovem, Qiaoyun já estava inclinada ao budismo. Quando chegou a hora de se casar ela recusou porque queria apenas estudar e praticar o Dharma. Como era bastante inflexível, seus pais decidiram construir um convento para ela. Dessa forma, ela poderia continuar sua prática em paz e seus pais poderiam visitá-la sempre que desejassem. Além disso, não havia muitos conventos na área.


De acordo com os habitantes locais, com sua inteligência rápida e bravura, Qiaoyun salvou muitas vidas na aldeia antes de ser ordenada freira. A certa altura, a vila foi usada como base rebelde para treinar homens sequestrados para derrubar o imperador (Dinastia Ming de 1621-1627 d.C.). Os rebeldes iniciaram um ardil e disseram que o desaparecimento dos homens se devia a uma maldição na aldeia. No entanto, Qiaoyun viu através disso e conseguiu interromper o plano insidioso dos rebeldes; salvando assim os aldeões e a Corte Ming. Desde então, todos nesta região consideram Qiaoyun como a emanação de Guan Yin (Kuan Yin), a Deusa da Misericórdia ou também conhecida como o Buda da Compaixão, que renasceu como um ser humano voltando para libertar as pessoas do sofrimento.


A veneração a Guan Yin foi introduzida na China por volta do século II ou III. Existem pelo menos sete Sutras relacionados a Guan Yin (Avalokiteshvara), a saber:


(1) Sutra Amitayurdhyana;

(2) Sutra da Vida Infinita;

(3) Mahakarunikacitta Sutra;

(4) Sutra Karandavyuha;

(5) Sutra do Coração;

(6) Sutra Dharani do Coração Avalokitesvara com onze faces; e

(7) o Sutra de Lótus.


No Sutra de Lótus é dito que existem 33 formas de Guan Yin, das quais 7 são manifestações femininas. Além de aliviar o sofrimento de todos os seres sencientes, Guan Yin também tem o poder de conceder filhos.

Originalmente, na China, antes da Dinastia Song (960–1279 DC), Guan Yin era retratada em uma forma masculina. Mais tarde, de acordo com o Sutra de Lótus, Guan Yin começou a ser retratada em ambos os sexos.


Foi somente no século XIV que Guan Yin foi apresentada em uma forma totalmente feminina, já que a compaixão, a principal qualidade de Guan Yin, é frequentemente associada na China ao atributo feminino. Para enfatizar ainda mais o poder de conceder filhos e amor maternal, na China Guan Yin é frequentemente retratada como uma bela mulher vestida de branco segurando um bebê.


A representação de Guan Yin nas formas masculina e feminina nos demonstra que o gênero não é importante, pois a realidade última está no vazio. Um Bodhisattva se manifestará de acordo com a necessidade e situação, a fim de libertar todos os seres sencientes do sofrimento.

 

Fontes consultadas:


1) Excerto do texto de Tsem Rimpoche

2) Para as características da manifestação: Oráculo Pérolas Kuan Yin – Marcos Latàre e Valdiviáh Lâtare


Desconheço o autor da imagem


Tradução e edição por Sintonia Kuan Yin


92 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page